# Eventos
19 de setembro de 2017 por Nayana Amadeu

Informa participa de Congresso de Radiodifusão, em Curitiba/PR

Evento acontece entre os dias 27 e 29 e contará com a presença de profissionais conhecidos, como Marcelo Siqueira (Rede Nativa FM) e Carlos Massa (Ratinho/Grupo Massa).

A Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP) realiza nesta semana, o Congresso Paranaense de Radiodifusão, e a Informa estará presente no evento, que acontece na cidade de Curitiba/PR, onde mostrará aos convidados as principais novidades da empresa e dos seus softwares.

A abertura do evento acontece no dia 27, com um jantar de confraternização e, no dia 28, a partir das 8h45, haverá a primeira palestra “Obstinação e Vitória”, com o ex-jogador de basquete, Oscar Schmidt. Ainda pela manhã, Vanda Nogueira (MCTIC), André Cintra (ABERT) e Ivan Miranda (SET), destacam “Os desafios da radiodifusão”.

Após o almoço, a programação prossegue com a palestra “Desafios e estratégias na conversão de vendas”, com Alexandre Lacava e o painel “Economia e geração de negócios no Paraná”, com entidades empresariais do estado. Às 16 horas, o painel “Inovação e qualidade na programação da rádio” contará com as participações de Marcelo Braga (Grupo Mix/ Estados Unidos), Marcelo Siqueira (Rede Nativa FM), Rodolfo Becker, Daniel Starck (tudoradio.com) e o mediador Luiz Benite (Rede Massa FM).

Encerrando o primeiro dia do congresso, o painel EngeTec "Um Olhar Internacional para a Radiodifusão: tendências em tecnologia", com Jay Tyler (Wheatstone), Oliver Baumann (Orban), John Lackness (Tieline).

No dia 29, as atividades têm início às 8h30 com a palestra "O papel das pessoas para atingir os objetivos da empresa", com Bruno Fernandes (PUC/PR). A seguir, “Censo Econômico: a força do rádio no Paraná” é o tema da palestra do consultor Fernando Morgado. Ainda pela manhã, o painel "Planejamento e Gestão das Mídias Sociais: faça a diferença" reúne Hélio Gomes (Grupo MIX), Liliane Ferrari (Consultora), Fernanda Musardo (Musardos) e o mediador: Michel Micheleto (AERP).

Na parte da tarde, o evento continua com o painel "O Futuro do Rádio e da TV: prepare-se para as novidades que vêm por aí", com Marco Túlio (ZYDigital), Eduardo Cappia (EMC), André Cintra (ABERT) e o mediador: Alexandre Barros (AERP).

Ainda no período da tarde, acontece o painel "A Reinvenção do Conteúdo e os Negócios do Rádio e da TV", com o apresentador Carlos Massa (Ratinho/Grupo Massa), Mariano Lemanski (GRPCOM) e Leonardo Petrelli (Grupo RIC PR). A mediação será do presidente da ABERT, Paulo Tonet. Encerrando a programação, às 16h30, a palestra "O Trilema Digital", com Walter Longo (Grupo Abril).