# Eventos # Informa
20 de agosto de 2018 por Nayana Amadeu

INFORMA REALIZA PRIMEIRO GENIUS DAY NO BRASIL

Workshop voltado a profissionais da área de programação musical aconteceu em duas etapas, a primeira, no Rio de Janeiro/RJ e a segunda, em São Paulo/SP.

O primeiro Genius Day no Brasil foi realizado na última semana, em duas modalidades diferentes: o primeiro, um evento fechado, exclusivo para um grupo, e o segundo, voltado a clientes e convidados.

O primeiro evento, voltado exclusivamente ao Sistema Globo de Rádio – SGR, foi realizado no Rio de Janeiro, no dia 15 e, em seguida, no dia 16, foi realizado em São Paulo/SP, onde reuniu representantes de grandes emissoras de rádio do Estado, além de Mato Grosso, Minas Gerais e Espírito Santo.

O workshop foi realizado pela Informa, com parceria da MusicMaster, idealizadora do projeto, que já é desenvolvido em várias partes do mundo, e é voltado, especialmente, a profissionais da área de programação musical.

O mediador do primeiro Genius Day no Brasil foi o consultor da MusicMaster, Jesus Rodriguez, que ficou impressionado com o grande interesse e participação ativa dos presentes, tanto dos usuários do produto, quanto daqueles que ainda não utilizam o MusicMaster.

“Foi incrível visitar um dos nossos primeiros clientes brasileiros, conhecer as emissoras de rádio e ver como o rádio é feito no Brasil e, em São Paulo, que grupo incrível de pessoas, representando suas emissoras. Fiquei impressionado com o interesse que havia tanto dos clientes como dos não clientes, e o fato de que os não clientes vieram de várias partes do Brasil e participaram durante todo o dia, fala muito sobre o evento. Estou ansioso para voltar ao Brasil, para visitar essas novas emissoras, quem sabe futuros clientes!"

Durante o workshop, o profissional, que tem mais de 20 anos de experiência na indústria de rádio, e passagens por importantes grupos de comunicação dos Estados unidos, como Univision e Clear Channel, apresentou exemplos práticos de como emissoras de formatos distintos conseguiram conquistar liderança de audiência utilizando estratégias de programação e os profissionais puderam debater sobre suas estratégias e como implementam suas ideias.

“Realizar o Genius Day pela primeira vez no Brasil foi uma experiência marcante. Aprendemos muito, não apenas com o palestrante, um profissional de alto nível, mas principalmente, com a troca de conhecimento entre os participantes, que é, realmente, o objetivo do evento, onde a única regra é não sair de lá com dúvidas”, diz o diretor da Informa, Gilberto Mariano.

Com foco nas práticas de programação dos profissionais da área, “o Genius Day foi um verdadeiro laboratório, além de ter sido um evento muito rico, onde os convidados puderam, realmente, aprender e trocar experiências”, segundo Gilberto.

O consultor da Informa, Lúcio Pesseti, que esteve presente no Genius Day em São Paulo, também destacou o que mais lhe chamou a atenção no evento.

“Posso destacar dois pontos principais no workshop; o primeiro, a participação de profissionais de várias regiões do país, não somente do Estado de São Paulo, e a troca de conhecimento entre eles, o que possibilitou o aprendizado de novas técnicas e práticas que melhoram sua produtividade“, disse.

O Genius Day já é realizado há mais de 20 anos pela MusicMaster, tanto nos Estados Unidos como em países da Europa. Esse foi o primeiro realizado no Brasil e, segundo Gilberto, há planos para que seja estendido para outros Estados.

“Tive a oportunidade de participar de alguns desses encontros no exterior e sempre os vi como um modelo de evento que agregaria muito à radiodifusão brasileira, por isso, há algum tempo era planejado para que acontecesse aqui no nosso país. E, hoje, com o sucesso desse primeiro evento, já podemos planejar os próximos”, finaliza.

O Genius Day no Brasil foi resultado de uma parceria entre a Informa e a MusicMaster e contou com a presença de cerca de 40 profissionais.

Veja abaixo, os melhores momentos do 1º Genius Day no Brasil.